Ácido Polilático (Sculptra®)
A flacidez e a perda de elasticidade da pele são sinais comuns, que começam a aparecer, geralmente, após os 30 anos. Isso acontece porque, quando envelhecemos, perdemos colágeno, e é justamente para devolver a substância que o bioestimulador de ácido polilático é indicado.
Entenda como funciona o tratamento com ácido polilático para flacidez
O colágeno representa 25% de toda proteína em nosso corpo. No entanto, a partir dos 30 anos, inicia-se um processo de degradação de colágeno no organismo. Após essa idade, a pele tende a perder, aproximadamente, 1% de colágeno ao ano. Com essa redução, a pele ganha um aspecto envelhecido.
Todavia, a velocidade da perda de colágeno não é igual para todos. Ela varia de acordo com a genética e hábitos. Fumar e se expor ao sol sem proteção são fatores que comprovadamente aceleram a perda de proteína da firmeza. Assim, existe uma maior propensão à flacidez precoce.
Quando esses efeitos do tempo incomodam o paciente, uma das opções pode ser a indicação de um tratamento com o ácido polilático (sculptra): um bioestimulador que estimula a síntese de colágeno, aumentando a concentração da proteína.
Nesse tratamento, o produto é injetado em pontos específicos do rosto, embaixo da derme, com a ajuda de uma agulha fina ou microcânulas. Consequentemente, é causada uma reação inflamatória local que impulsiona a atividade dos fibroblastos, células responsáveis pela síntese de colágeno na pele.
Assim, a concentração da proteína da firmeza cresce gradativamente nos dias e meses seguintes ao procedimento. Como resultado, ocorre um rejuvenescimento progressivo por meio do aumento da espessura da pele e diminuição da flacidez. O efeito é natural, sem exageros estéticos. Para maior conforto, é utilizado um anestésico tópico local.
O Sculptra não prejudica o organismo, pois são biocompatíveis e absorvíveis, isto é, tem a habilidade de ser compatível com os nossos tecidos vivos e ser absorvido pelo organismo depois de um determinado período de tempo. Em suma, a junção de ambas as propriedades resultam em um procedimento mais seguro e não agressivo.
Onde pode ser aplicado
O sculptra no rosto age como uma âncora para os tecidos, por meio da reestruturação da pele e tecidos subjacentes. O aumento da espessura da pele melhora o contorno facial e diminui sulcos, rugas e marcas.
Além disso, pode ser aplicado no corpo. Nos braços, o sculptra reduz a flacidez da pele, melhorando o enrugamento e flacidez. No glúteo, melhora a flacidez, e também promove o efeito lifting. Nas coxas, o objetivo é a redução de flacidez na parte interna. E na região abdominal, é possível aumentar a firmeza.
Ácido polilático: antes e depois
Antes do tratamento, como você pode constatar nessa nossa conversa, o que temos é um paciente incomodado com os efeitos do tempo.
Depois, no entanto, é esperado maior firmeza da pele, viço e aumento da espessura dérmica. Os resultados podem durar até 18 meses, visto que a produção de colágeno é um processo gradual.
Ação preenchedora x estímulo de colágeno
O produto é aprovado pela Anvisa e comercializado em forma de pó, sendo desidratado para preservar suas propriedades biológicas. O pó é diluído em água até formar uma suspensão translúcida uniforme composta por um gel de carboximetilcelulose e esferas de ácido polilático com diâmetros entre 40 e 60 micrômetros que evitam a formação de granuloma. A aplicação é realizada de forma minimamente invasiva tendo o gel como veículo de transporte para as esferas sólidas do produto. De ação preenchedora discreta, o ácido polilático ajuda a corrigir pequenas assimetrias volumétricas, mas atua principalmente na estimulação de colágeno, não sendo indicado quando há necessidade de um ganho maior de volume.
A quantidade a ser implantada é sempre inferior ao necessário, pois ao estimular o crescimento natural do tecido haverá um ganho de volume natural, que precisa ser previsto no momento do procedimento para evitar uma aparência artificial. Para tratamento da flacidez no rosto com ácido polilático são indicadas três aplicações com intervalo de um mês para um tratamento completo.
Tratamento da celulite com ácido polilático
O ácido polilático é uma das substâncias particuladas estimuladoras de colágeno que podem ser utilizadas para bioestimulação de colágeno no tratamento da celulite com Goldincision. A técnica, desenvolvida para definição do contorno corporal, combina preenchimento com ácido polilático para redução da flacidez, que é uma das causas da celulite, e o descolamento dos septos fibrosos que produzem as ondulações na pele. O método contribui para qualidade da pele além de favorecer a conquista de glúteos com superfície mais uniforme e volume proporcional, em harmonia com as linhas naturais do paciente.
Kommentare